Pesquisar este blog

Loading

Destaques - Leitura indispensável

  • Estou cansado!
    Um desabafo com o Pr. Ricardo Gondim
  • O posicionamento da IURD
    Minha resposta à posição de Edir Macedo
    sobre o aborto
  • O entristecer e o extinguir o Espírito Santo de Deus
    Uma ótima mensagem de Takayoshi Katagiri
  • A mulher samaritana, Coca-Cola e Jesus
    Uma excelente reflexão com o Pr. Ricardo Gondim
    sobre tratar o Evangelho de Cristo como um produto e propaganda de marketing
  • Quando o sacrifício de Jesus não vale nada!
    Uma ótima reflexão com o Pr. Luiz Carlos Alves
    sobre a fé e superstições
  • Morra, para que outros possam viver
    Uma excelente reflexão sobre o tipo de evangelho que
    tem sido pregado hoje, com Juliano Son do Ministério Livres para Adorar

Obrigado pela sua visita! E não deixem de comentar os artigos!!!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A Liberdade pela Verdade - Parte 1


Quem é livre?

Para respondermos a esta pergunta precisamos entender o que é liberdade.



“Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele. Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado”
(Jo 8:30-34)


No texto que lemos, Jesus estava exortando alguns fariseus que tinham crido nele.


Muitas vezes, quando Jesus fazia seus sermões públicos, muitos fariseus e saduceus iam escutá-lo pregar – não porque quisessem aprender com Ele, pois julgavam já conhecer toda a verdade e se gabavam por conhecer e obedecer a lei, mas porque queriam encontrar alguma coisa com o que acusá-lo – Então, numa dessas pregações públicas, os fariseus, mais uma vez, questionaram a Sua autoridade e Jesus fez a sua defesa. Falando de maneira dura Ele defende a Sua posição e não obstante a dureza das Suas palavras, muitos vieram a crer nEle. Aos que creram Jesus fez a exortação que acabamos de ler. Jesus disse que seriam livres quando conhecessem a Verdade.

Essas palavras foram recebidas com estranheza pelos judeus. Os judeus, quando ouviram falar da liberdade, já imaginaram a liberdade sobre a opressão de outro homem, da relação de servo e senhor que havia na sociedade da época. Mas Jesus estava falando de algo muito maior. Jesus estava falando da liberdade espiritual, não de uma liberdade meramente física.

Liberdade é um conceito muito relativo. De um modo geral podemos definir liberdade como o direito que temos de proceder conforme bem nos pareça, sem que isso interfira no direito do outro.

Mas ao analisarmos a Bíblia, o conceito para liberdade pode ser definido da seguinte forma:

a capacidade de fazer o que deve ser feito, segundo a vontade de Deus


Era sobre essa liberdade que Jesus falava.

“Se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”

Aqueles judeus não entenderam isso! Para eles a liberdade seria o livramento da servidão de outro homem, mas Cristo falava da servidão do pecado. As palavras de Jesus àqueles judeus: “Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado” (v 34), foram também usadas pelos apóstolos Paulo e Pedro. Em 2Pe 2:19 o apóstolo Pedro declarou que nos tornamos servos daquele que nos vence.

Quando Adão foi vencido pela sua tentação no jardim do Éden, ele tornou-se servo dos seus desejos e paixões. Sendo ele, naquele momento, o representante da humanidade, toda a humanidade caiu com ele. Todo homem natural (não regenerado) é, por natureza, servo do pecado: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23). Essa natureza decaída que herdamos de Adão fez de nós escravos com ele. Por isso é impossível que o homem por si só consiga se livrar do pecado. “Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus” (Rm 5:20). Vendo Deus que não havia um justo sequer, ninguém que merecesse coisa alguma; aprouve em Seu coração, pelo Seu muito amor, nos proporcionar a redenção; um livramento. Deus pela sua graça e misericórdia nos trouxe à liberdade em Cristo Jesus. Já que era impossível fazermos qualquer coisa, Deus nos concedeu o Seu Filho para que por Ele fôssemos reconciliados com Deus e pudéssemos fazer uso de Sua força para vencermos o poder do pecado que nos escravizava. Hoje libertos por Cristo, temos paz com Deus e somos livres para servi-lo. Glória a Deus!

O apóstolo Paulo quando tratou com a igreja de Corinto a respeito de como os servos e senhores deveriam se portar, usou uma expressão muito bonita:

“Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo”. (1Co 7:22)

Ninguém é livre no sentido pleno da palavra. Todos nós somos servos:

“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Rm 6:16)

Todos somos servos e Deus nos dá a oportunidade de escolhermos o nosso senhor. A quem você quer servir?

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário